Recebeu o pedido melhor que o solicitado. Excelente!

Chegou antes do horário ao médico, ele antecipou sua consulta e ganharam tempo. Excelente!

Foi reconhecido na empresa, recebendo uma nova promoção. Excelente!

Nós adoramos boas notícias, é bom quando as coisas acontecem dentro do esperado e é excelente quando a expectativa é superada, certo?
Agora, se coloque no ponto de vista da outra pessoa e pense como está entregando seu trabalho. Que nível de qualidade está no padrão do seu serviço, atendimento ou produto?

Sei que busca o melhor resultado para que seus clientes, parceiros e fornecedores dentro daquilo que faz. É o nível de qualidade que mantém os bons negócios, as melhores relações.

O que fazer para se tornar bom em tudo que faz? Ou ao menos melhorar a cada dia para para se tornar uma pessoa de Excelência?

Aqui vão algumas dicas:

1 – Seja um melhor ouvinte. Pratique escutar com atenção especial o que seus companheiros apontam como ponto de melhoria no que você faz. Muitas vezes esse comentário vem em forma de crítica. Cuide para não reprovar aquilo que te falam apenas por não gostou do que disseram. Busque olhar sob outro ponto de vista que, possivelmente encontrará algo a melhorar. Pense, por exemplo, que se fosse você dizendo para a outra pessoa melhorar faria mais sentido para você, você concorda?

2 – Assuma 100% da responsabilidade. É comum encontrarmos justificativas para as falhas. Falta de tempo, o apoio que não teve, muitas coisas para fazer, comunicação falhas, etc. Assuma a responsabilidade de melhorar um processo, aja buscando soluções e atue liderando a transformação necessária para melhorar a qualidade do serviço ou produto. Mesmo que não seja sua parte, compreenda que se você se sentir responsável, se engajar em um processo de melhoria, você vai desenvolver novas habilidades.

3 – Pratique, pratique e melhore seu desempenho. A prática leva a perfeição. No mínimo mais próximo da perfeição. Você é um ser inteligente e que é capaz de aprender novas habilidades. Olhe para tudo aquilo que você faz bem e note como foi seu processo de aprendizagem. É bem provável que se dedicou horas em práticas adquirindo experiência e hoje atende níveis mais altos de desempenho. Então é questão de tempo praticando, conscientemente, que você vai aumentar seu padrão de qualidade se tornando melhor naquilo que se propõe.

Se o objetivo é ter uma excelente viagem, cuide do caminho, TORNE ISSO UM HÁBITO!

Trata-se da construção de resultados, portanto atente-se, dia-a-dia, no seu comportamento e de que forma você vem atuando e perceba seu hábito. Com progressos, crescimento e se desenvolvendo. Isso é ser uma pessoa de excelência!

Parafraseando Aristóteles, filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.

Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é o modo de agir, mas uma hábito.

Giuliano Alcantara
Treinador comportamental – Fundador da Prospere