Marketing Pessoal
Quando falamos de marketing pessoal precisamos analisar alguns quesitos: imagem, postura e conteúdo.
Que tal começarmos com a imagem pessoal? A forma de nos vestirmos, de arrumarmos o cabelo, a barba, a maneira como andamos, falamos, gesticulamos e assim por diante. Tudo isso passa uma imagem, reflete um pouco ou bastante da nossa personalidade. Isso pode ser positivo ou negativo. Imagine-se, avalie-se. A imagem que você transmite é a imagem que você quer que as pessoas tenham a seu respeito?

A melhor forma de ser honesto com a sua personalidade é refletir sobre quais são os seus sonhos para o futuro? Onde quer chegar? Se o seu sonho é ser um profissional de sucesso, atendendo clientes com perfil executivo, é necessário que a imagem que você passa seja adequada para este perfil. É preciso cuidar com as roupas, a forma de gesticular, o tom de voz e assim por diante.
Mas, apenas uma boa aparência não é suficiente para sucesso. No marketing pessoal, o “produto”, suas atitudes, seus conhecimentos, seu posicionamento e postura são o mais importante para mostrar quem você realmente é.
Como conquistar um marketing pessoal de sucesso?
Tenha um plano de marketing pessoal!
Analise o que é importante para o seu sucesso e para conquistar seus sonhos.
Faça uma lista de competências, atitudes e habilidades que você precisa para alcançar estes sonhos.
Avalie os pontos mais críticos que precisam de melhorias. Estabeleça prioridades.
Crie ações para melhorar os pontos negativos.
Determine metas! Mas não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Escolha uma prioridade de cada vez e tenha força de vontade para alcançar.
Quais pontos você deve se atentar ao fazer o seu plano de marketing pessoal?
“Pesquise” sobre você:
1 – Pare e pense sobre atitudes que não foram adequadas, por exemplo: a forma como foi agressivo em uma conversa, uma decisão que deixou de tomar, assim por diante. Quais dessas atitudes são corriqueiras?
2 – Peça feedback! Pergunte para pessoas de sua confiança quais pontos acham que você pode melhorar. Peça para que pontuem cinco pontos negativos e cinco pontos positivos e que expliquem o porquê.
Analise as competências que você precisa desenvolver
Aqui vão alguns exemplos de competências que normalmente são esperados de um profissional de sucesso: liderança, tomada de decisão, comunicação, capacidade de executar, foco em resultado, carisma, ética, negociação e otimismo.
Lembre-se sempre que o marketing é uma forma de apresentar as suas qualidades e competências de forma vendedora. Não tenha vergonha de mostrar o que há de melhor em você! Muito pelo contrário, seja firme nas suas ideias e defenda seus objetivos.
Pense constantemente no seu plano de marketing e terá sucesso profissional e pessoal!