Você provavelmente já se encontrou com essa pergunta. E qual seria sua resposta?
Por isso deixa eu lhe dizer algumas coisas que penso sobre esse assunto:
Durante mais de 10 anos venho desenvolvendo pessoas que buscam desenvolver habilidades de liderança como, autocontrole, equilíbrio emocional, relações pessoais, oratória, desenvoltura, vendas e muitas outras ao qual podem lhe proporcionar destaque entre seus relacionamentos. Isso me faz pensar que é uma busca constante e interminável pela excelências em várias competências.
Veja se faz sentido para você!
Um bom líder é aquele que consegue demonstrar bons EXEMPLOS e RESULTADOS.
Digo isso para fazer pensar em dois ponto que o líder deve atentar-se se quiser de fato ter efetividade em sua atuação.
Imagine dois casos. O primeiro onde o líder tem excelentes processo, métodos bem definidos, uma disciplina invejável, controles efetivos e dados sempre a sua disposição Ele mantem um EXEMPLO de como se deve agir e se fazer as coisas, pois domina como ninguém o metiê, a jeito de fazer as coisas. E nesse caso o problema é que não alcança o melhor RESULTADO.
No segundo caso pense em um líder que alcança metas, conclui objetivos, destaca-se por relevantes conquistas, o tipo de pessoa que faz o que quase ninguém consegue. Agora nesse caso o problema é que não há processo definido, cada vez que seu procedimento é um diferente e bem por essa razão não consegue exemplificar o COMO fazer, ou seja o EXEMPLO fica deficitário.
A quem diga que não importa os meios e sim o resultado, ou em outras palavras, se o resultado é bom não importa como foi feito.
Claro, se tudo está dentro da lei e da ética, talvez não importe mesmo o como se alcança os bons resultados, apenas penso que o líder pode ´demonstrar´ como conseguir então, não concorda?
Pois bem, estamos falando em liderança e é um assunto bem extenso. Para tanto concluo meu pensamento dizendo que o líder efetivo é aquele que além de conseguir bons RESULTADOS, também consegue dar o EXEMPLO de como se faz para chegar nos melhores resultados, assim ele estimula seus liderados tanto como demonstra o caminho a seguir.
Essa abordagem faz parte de Programa Prospere de Treinamento de Liderança, Relações Pessoais e Gestão.
Muitas pessoas vem se beneficiando em termos pessoais e profissionais ao participar deste treinamento.
Saiba mais acessando – www.prosperedh.com.br – www.facebook.com/prosperedh/
Giuliano Alcântara